Produções Acadêmicas
A Ruidosa Alma tem sido reconhecida e citada em diferentes universidades, tendo sua prática investigada em diferentes trabalhos de pesquisa em nível de graduação e pós graduação, com destaque para os trabalhos de conclusão de curso: "O Teatro do Oprimido e a Performance Ruidosa: Caminhos de um Curinga-performer" (PRETTO, 2020) na Universidade Federal de Pelotas; e "Caminhos Performáticos Através da Experiência na Ruidosa Alma e na Ynstalação Performátika Kér Kafé Kolonyal" (SILVEIRA, 2023). Em nível de mestrado as práticas também foram pesquisadas nas dissertações: "Teatro do Oprimido e a Performance Ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores (PRETTO, 2023) Universidade Federal do Maranhão; e "O Teatro na Rede: Estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandêmico do CoronaVirus" (TAVARES, 2023), também pela UFMA. Trabalhos realizados majoritariamente em duas universidades dos extremos do País, Universidade Federal de Pelotas, extremo sul brasileiro e, Universidade Federal do Maranhão, extremo nordeste brasileiro. Os trabalhos podem ser consultados nas bibliotecas digitais de teses e dissertações das respectivas universidades.
Trabalho de Conclusão de Curso - O Teatro do Oprimido e a Performance Ruidosa: Caminhos de um Curinga- Performer (PRETTO, 2020)
O presente trabalho é uma pesquisa autobiográfica que se dedica ao estudo do Teatro do Oprimido e da Performance a partir das ações vividas no projeto de extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO- UFPel) e com as performances experimentais do coletivo Ruidosa Alma. As ações de ambos os grupos pautam temáticas sobre as opressões compromissadas com a discussão crítica da realidade através do teatro e da performance em suas respectivas estéticas. Os grupos propõem experimentos e práticas que operam dentro da lógica relacional com os envolvidos – uma vez que a intervenção de espect-atores e espect-atrizes são fundamentais para a constituição do fenômeno cênico que se desenvolve em ambos os casos. As investigações possuem dispositivos de ativação da cena como a queda da quarta parede e o embaçamento das fronteiras entre aqueles que ocupam a cena e os que a assistem. O trabalho também abarca a construção da pessoa professora de teatro a partir da experiência como curinga e performer e da mediação de temas e debates sobre opressão. (PRETTO, 2020)
Palavras-chave: Teatro; Teatro do Oprimido; Performance; Autobiografia.
Dissertação de Mestrado - O Teatro do Oprimido e a Performance Ruidosa: Dimensões Estético-Políticas na Relação Entre o Acontecimento Teatral e Espect-atrizes e Espect-atores
Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (2012), em seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, os estudos de Bárbara Santos (2019) e Dodi Leal (2019), que apresentam novas abordagens do TO e as experimentações cênico-performáticas desenvolvidas pela coletiva Ruidosa Alma no cenário da produção teatral e performática. A pesquisa pretende refletir sobre o potencial de práticas que abarquem a ação do espectador como elemento constituinte do fenômeno cênico colaborando para construção de uma cena ampliada e para outras compreensões sobre fazer teatral e o papel do espectador.
Palavras-chave: Teatro do Oprimido; Performance Ruidosa; Espect-ator; Espect-atriz; Estética Autoral.
Em Breve: e-Book do FIRQ+
A Coletiva Ruidosa Alma tem o prazer de anunciar que, ainda neste mês de janeiro, lançaremos o tão aguardado e-book da primeira edição do Festival Internacional de Cinema Ruídos Queer+ (FIRQ+).
Este e-book reúne reflexões, registros e análises sobre as obras e narrativas apresentadas durante o festival, destacando a potência do cinema LGBTQIA+ como ferramenta de resistência e transformação social. A publicação conta com textos de curadores, organizadores e convidados especiais, além de trazer um panorama das produções exibidas e das discussões geradas por este evento marcante.