IRANRAN INA
é uma residência-portal fundida para ser espaço de produção e ascensão, onde as narrativas das cenas serão canais para tornar visível aquilo que ainda está oculto nas profundezas de cada alma, de cada artista.
Estamos atrás de artistes-magas, artistes-aprendizes de feiticeiras, artistes em revolta, artistes em guerra com as formas cristalizadas de materializar a arte.
2 vagas para pessoas TRANSVESTIGÊNERES
1 vaga para pessoa autodeclarada NEGRA
1 vaga para pessoa autodeclarada INDÍGENA
2 vagas para LGB
1 vaga para pessoa não hegemônica (Atípica)
1 vaga para pessoas que Transformam o mundo
1 vagas para ampla concorrência
SISTEMA DE EQUIDADE
A Residência adotou um sistema de garantia de equidade de vagas, para que todes possam ser presentes e representades, afinal, somos muites!
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O F I C I N E I R E S
Oficina Contra-Narrativas Poéticas​
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A 'Oficina Contra-Narrativas Poéticas' se baseia em uma provocação à processos artísticos tendo a palavra como fio condutor para as práticas artísticas desenvolvidas coletivamente. Lambes, performances de poesia falada, leituras dramáticas entre outras formas de trabalhar o texto na arte serão os condutores das ações, em uma perspectiva de afirmação e resistência contra os discursos dominantes que invisibilizam, oprimem e apagam identidades e subjetividades.
N A Y
O corpo que ocupa, cria e ressignifica​
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Oficina de experimentação e introdução a linguagem teatral, fundamentada na metodologia de Viola Spolin (2007), Augusto Boal (1982), Peter Brook (2011), Ricardo Japiassu (2001) e Tais Ferreira (2012), que tem com o foco ampliar a percepção de si e do outro, do espaço e do corpo que ocupa, cria e ressignifica, através do exercício da imaginação, da improvisação e da investigação das potencialidades do espaço vazio.
Ruya Carlo
A transperformatividade da dança, seu corpo é também o seu RG e CPF​
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A oficina busca através de exercícios práticos a expansão da consciência corporal e representativa. Uma oficina que nasce dentro do ballet clássico e transmuta-se, nos convidando a conhecer novas possibilidades do Eu-Ruidose, ou, Eu performático. Conhecendo-se, expandindo-se ancorada nas técnicas da Dança Performática proposta pela artiste Ruya Carlo, assim, expurgando o que há de ser lavado e levado.
Sá Biá
CORPO CÊNICO EM ESTADOS DE GUERRA​
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A investigação cria espaço para a composição de quadros cênico-performáticos que evidenciem o “estado de guerra” nos quais estão imersos corpos e corpas das residentes. O processo de composição se dará baseado nos modos de compor da coletiva Ruidosa Alma articulado a preceitos do Teatro do Oprimido e outros modos de articulação cênica de resistência.
Afrokaliptico
A primeira edição da Residência foi ON-LINE e selecionou 18 (dezoito) artistas de todo o território brasileiro!
R E S I D E N T E S
PRODUÇÃO
Ruya Carlo
Sá Biá
MENTORIA
Afrokaliptico
NAY
Ruya Carlo
Sá Biá
COMISSÃO DE SELEÇÃO
Kuawá Kapukay Apurinã​ (Diretora)
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COMUNICAÇÃO GERAL
Jardel Athayde (Diretor)
Afrokaliptico
DIREÇÃO DE ARTE
Jardel Athayde
RESIDENTES
Afro Queer
Aimpetuoza Jam
Âmbar Pictórica
Arlequeen Fenixx
Coletivo ZÉRO
Dayane Ribeiro // Iyanrin
Domitila Dona Conceição
Escorbo
Grida
Itamires Nunes
Kunhã Jeguakai
Mari Gemma
Miguel Segundo
SOS Diamond // Zaire Duarte
Velika De Vil
Venine Ventania
Yaga Goya
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.